terça-feira, 14 de julho de 2009

receita de massa biscuit






Receita da Massa de Biscuit
Material
2 xícaras de chá de Maizena
2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola Cascorez Porcelana Fria
1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
2 colheres de sopa de vaselina líquida
1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão)
Colher de pau


Sobre a cola : A cola, um dos principais ingredientes da receita, deve necessariamente ser Cascorez Extra, a do rótulo azul, ou Cascorez Porcelana Fria, lançada recentemente especialmente para a confecção da massa de biscuit. Outras marcas de cola não proporcionam uma boa consistência à massa. Saiba mais sobre Cascorez Extra e outros produtos acessando o site de seu fabricante, a Alba Química ou envie um e.mail para sac@albaquimica.com.br.
Sobre o limãoAlgumas receitas de massa para biscuit recomendam o uso do formol como conservante. Este produto, além de ser de difícil aquisição, comprovadamente causa danos à pele e à saúde. Nossa receita o substitue pelo limão, fácil de ser encontrado e inócuo à saúde, possui o mesmo poder de conservar a massa após os trabalhos prontos.
Sobre o creme para mãosUsado somente no momento de sovar a massa e apenas 1 colher de sopa. Deve necessariamente ser não gorduroso, pois o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são Bella Bel, Yamá, Magilena e Searly, encontradas facilmente em lojas de cosméticos, farmácias ou supermercados.
Modo de fazer

Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente a Maizena.
Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.


Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.
Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.


Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.
Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.

Como preparar a massa no fogão
Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.
Para tingir

Com cores fortes de tinta a óleo: Faça um rolinho de massa com as mãos e adicione um pouquinho de tinta a óleo na cor desejada. Manuseie bem a massa até que fique colorida por igual. Se necessário, acrescente mais tinta, até alcançar a tonalidade desejada.




Tons pastel: Utilize uma pequena quantidade de tinta a óleo ou tinta para tecido na cor desejada e adicione tinta a óleo na cor branco de titânio para suavizar a tonalidade e evitar que o trabalho pronto fique transparente. Manuseie bem, até que a massa fique colorida por igual.



O vermelho: Para obter massa vermelha, nós indicamos o uso de corante universal, vendido em bisnagas em todas as lojas de tintas do País. As marcas mais apropriadas para o tingimento da massa de biscuit são Xadrez, Globo e Suvinil. A tinta a óleo vermelha tem um pigmento que modifica a consistência da massa, prejudicando o resultado do trabalho. Para tingir a massa com corante, adicione uma pequena quantidade e manuseie até que fique colorida de forma homogênea. Se necessário, acrescente mais algumas gotas de corante até obter o tom de vermelho desejado.

Ferramentas importantes

O Cilindro Tem a propriedade de "esticar" grandes quantidades de massa por igual, de modo que fique da mesma espessura. Esta espessura é regulável e ele é operado sem qualquer dificuldade. Basta achatar a quantidade de massa desejada e passá-la entre os rolos. Para pequenas quantidades de massa pode ser substituído por um caninho de PVC.
A Máquina Extrusora (exclusividade Anna Modugno)Antes de utilizar o aparelho, passe um pouco de vaselina líquida no interior do tubo e na rosca. Isto facilitará a limpeza posterior. Faça um rolinho de massa com as mãos e preencha o tubo em toda sua extensão, pressionando bem a massa para evitar a formação de bolhas de ar. Coloque o disco desejado na rosca, rosqueando-a até o fim. Então, gire a manivela num ritmo constante para produzir a tira de massa. Limpe a Extrusora assim que terminar de utilizá-la, removendo todos os resíduos de massa do tubo, da rosca e do disco. Uma dica: a massa utilizada na Extrusora deverá estar bem firme, para que não deforme ao sair em tiras.


Cortadores São peças metálicas vazadas que cortam a massa após esta ter sido passada pelo cilindro. Permitem a padronização dos trabalhos e aumento da produtividade.
Moldes de SiliconeSão os grandes responsáveis pelo sucesso do biscuit nos últimos anos. É só colocar a massa no interior de sua cavidade, pressionar bem e retirá-la para secagem. Com eles, ninguém precisa ser um grande artista ou ter grandes habilidades manuais para que os trabalhos fiquem perfeitos.

2 comentários:

maria disse...

Simpatia a sua ensinar aquilo que sabe.Felicidades maria

maria disse...

sÓ COISAS BONITAS,MUITOS PARABENS.sABE ONDE POSSO COMPRAR FORMAS PARA BISCUIT?eU VIVO NOS aÇORES pORTUGAL.oBRIGADO

O MELHOR EPISÓDIO DESTE QUE É UM DOS MELHORES DESENHOS ANIMADOS JA FEITOS